Consórcio de vacinas não anima Ilhéus que já negocia comprar direto da fonte

Vacina direta é a proposta
GOVBa

Em primeira mão. A Prefeitura de Ilhéus não está com intenção de participar do consórcio de compra de vacinas contra o coronavírus pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Apesar do consórcio já contar com a adesão dos mais importantes municípios da Bahia, a exemplo de Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Eunápolis e Vitória da Conquista, Ilhéus questiona o formato do consórcio.

Pela análise preliminar, os participantes teriam que entregar a compra ao Ministério da Saúde, para incluir no Programa Nacional de Imunização. “Este é o nosso entendimento preliminar, que estão sendo debatidos. Mas até agora é isso que temos”, disse o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, procurado pelo Jornal Bahia Online.

“Ficou claro na reunião que os municípios e ou Estados que adquirem as vacinas, terão que entregar ao Programa Nacional de Imunização - PNI. Logo, imagine o Estado da Bahia comprando milhões de doses, tem que disponibilizar 100% das vacinas a União/PNI para que o mesmo possa redistribuir em todo o território nacional”, explicou Magela.

Caso não participe do consorcio, a saída para Ilhéus seria comprar a vacina diretamente da fonte. O Jornal Bahia Online apurou que uma proposta de contrato nestes moldes já está sendo analisada pela Prefeitura. É com a Astrazeneca.